Dicas de como planear uma Road Trip

Quem viu o meu artigo sobre a Bucketlist de Viagens para 2019  reparou que há pelo menos dois destinos que serão road trips. Um deles é ao Douro e o outro será, se tudo correr bem, a Granada em Espanha. Ainda tenho outra road trip pensada, mas para já é segredo.

Nos últimos anos, e sempre que viajo tenho como hábito faze-lo de avião e este ano gostaria de contrariar essa minha tendência e fazer mais road trips. Neste artigo, em parceria com a Momondo, vou partilhar convosco as minhas dicas e truques para que uma road trip corra na perfeição.

#1 Traçar um itinerário

Acho importante traçar de antemão quais os pontos “obrigatórios” road trip e traçar um itinerário. Assim sabemos exactamente onde queremos ir e passar. Se vamos praticamente para o destino final, ou se faz sentido fazer paragens pelo caminho. Isto leva-nos ao ponto seguinte, pois um depende do outro.

#2 Decidir a duração da road trip

Depois de escolher o itinerário, há que ver se o numero de dias disponível se ajusta ao itinerário. Como já referi, um depende do outro. O itinerário deve ser ajustado ao numero de dias e vice-versa.

#3 Decidir o tipo transporte

Uma road trip requer que tenhamos um carrinho à nossa disposição para a podermos fazer. Mas nem sempre é possível.  Eu, por exemplo, embora tenha carro próprio, o pobre coitado já não aguenta uma ida (e vinda!) ao Douro e muito menos a Espanha, então uma das soluções é ver carros para alugar. A Momondo pode ajudar-nos nos aluguer de carros, através deste link. Aqui podemos escolher vários destinos onde podemos alugar um carro. Temos que ter em atenção que é preciso ver se a nossa Carta de Condução é válida para o destino que vamos viajar. Isto é muito importante.

Parece que não, mas este ponto quase que estaria em #1 e não em #3. Sem carro, caravana, carrinha, o que seja, não vamos a lado nenhum!

#4 Escolher a(s) companhia(s)

Com família ou amigos, uma road trip é bem mais interessante do que uma viagem a solo. Eu sei que é estranho dizer isto, porque gosto muito de viajar sozinha, mas para mim depende da viagem. Há viagens que fazem sentido para mim faze-lo sozinha, do que outras. E uma road trip é giro é fazer-se acompanhada! Porque vamos parando em vários sítios, e é para se ir fazendo. Claro que nem todos os perfis se ajustam, há pessoas que se cansam mais rápido que outras, e para que tudo corra bem, é preciso que toda a gente esteja alinhada!

#5 Escolher a época do ano

Este ponto, parecendo que não, é muito importante. Há quem não goste de fazer road trips no verão devido ao imenso calor (eu por exemplo não me importo e até prefiro). Mas talvez as melhores alturas para uma road trip possa ser a Primavera ou o Outono.

Se tiverem mais sugestões ou queiram acrescentar mais pontos podem deixar as vossas dicas nos comentários. Sharing is caring não é verdade?

Entretanto, já sabem que podem seguir-me no Instagram e espreitar por lá as minhas aventuras.

Boas Viagens 🙂

Post escrito em parceria com a Momondo, contem links de afiliados que ajudam a continuar a criar conteúdo para o blog.

______________________________________________________________________________

Gostaste deste Artigo? Guarda-o no Pinterest!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »