Visitar o Panteão Nacional & o Museu do Azulejo

Visitar o Panteão Nacional & o Museu do Azulejo pode ser um bom programa para quem procura o que fazer em Lisboa num fim-de-semana. E o melhor é que é possivel faze-lo no mesmo dia, pois há a possibilidade de bilhete combinado (disso já falaremos), e pois, são relativamente perto um do outro.

No dia que decidimos fazer este passeio, começámos pelo Panteão Nacional mas….não fomos ao Museu do Azulejo, apesar de termos bilhete! Na verdade, estava muito calor nesse dia, já era hora de almoço quando saímos do Panteão e não havia muitas opções na zona para comer…então fomos para casa e com o bilhete comprado!

No entanto, acho esta combinação de visitas perfeitas, e apesar de infelizmente não o ter feito no mesmo dia, fez-me todo o sentido juntar num só artigo. Para quem procura sugestões, esta é sem duvida uma excelente opção.

Como chegar

Decidimos ir de Metro até Santa Apolónia. Na altura, vivíamos próximo da linha azul do metro, então nem foi preciso trocar de linha. Em 30/35 min estávamos no destino final.

Certamente que, o que, não falta são opções. Mas sem dúvida que as mais económicas serão o metro e o comboio, com paragem final em Santa Apolónia. Depois daí, serão talvez 10 minutos a pé se tanto. Não tem nada que enganar.

O PANTEÃO NACIONAL

O Panteão Nacional ocupa o edifício originalmente destinado à Igreja de Santa Ingrácia. Igreja essa que demorou mais de 400 anos a ser construída, dando origem à famosa expressão popular de “obras de Santa Ingrácia” que basicamente significa algo que nunca mais acaba.

O Panteão Nacional tem como missão homenagear, promover e divulgar a vida e obra das personalidades que ali constam. Ali podemos encontrar os túmulos de Amália Rodrigues, de Eusébio da Silva, Almeida Garrett, Teófilo Braga, entre muitas outras figuras importantes da nossa história.

| Podem consultar directamente o site do Panteão Nacional aqui |

É possivel também subir ao Terraço do Panteão e a vista de Lisboa e do Rio Tejo é espectacular.

Curiosidades: é nas imediações do Panteão que semanalmente (às 3as feiras e sábados), se realiza a Feira da Ladra, onde de tudo um pouco se vende! Esta feira é um must go em Lisboa, e o ideal é conjugar a visita ao Panteão num dia de feira.

HORÁRIO E BILHETEIRA:

De 3a feira a domingo das 10h às 13h e das 14h às 17h.

Bilhete normal 4 euros.

Aos domingos e feriados a entrada é gratuita até as 14h para todos os cidadãos residentes em território nacional.

Sendo que visitámos o Panteão a um domingo, não paguei nada pelos bilhetes, apenas o Rudi na altura. O bilhete combinado que comprámos foi: “Azulejo e Panteão: Panteão Nacional + Museu do Azulejo 7 euros”.

| Ver mais sobre Horários e Bilheteira do Panteão Nacional |

O MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

De seguida, era suposto visitármos o Museu do Azulejo, mas embora tivessemos os bilhetes, mudámos de planos. Tínhamos que almoçar e já ficava apertado para ir visitar o Museu.

A vontade de visitar o Museu do Azulejo era muita, e os meses passaram, e quando decidimos ir visitar, já não éramos dois, mas sim três! Nesta visita já fomos acompanhados pelo nosso filhote.

Fizemo-lo durante a semana, pois temos essa possibilidade, e posso dizer-vos que o museu estava…vazio e praticamente só para nós.

Durante o tempo que passou entre visitar o Panteão Nacional & o Museu do Azulejo, muita coisa mudou, e em tempos de Covid todo o cuidado é pouco, por isso o nosso critério de visitas é durante a semana e de preferência locais que não tenham praticamente ninguém.

| Podem consultar directamente o site do Museu Nacional do Azulejo aqui |

O Museu do Azulejo é bastante interessante pois é uma verdadeira homenagem ao azulejo português.

Aqui temos acesso a história e aos vários tipos de azulejo ao longo dos séculos.

O Museu tem no seu interior um grande pateo, e um primeiro andar que não conseguimos visitar. O Lourenzo tinha que comer então acabamos por ter que ir para a zona do jardim/café e já não conseguimos voltar a entrar para visitar o resto, com muita pena nossa.

Estamos “condenados” a deixar a visita do Museu sempre incompleta…ou talvez seja para voltarmos em breve.

HORÁRIO E BILHETEIRA:

Aberto de 3a a domingo das 10h às 17h (com condicionantes devido ao COVID). Encerra para almoço das 13h às 14h.

Bilhete Normal: 5€

Aos domingos e feriados a entrada é gratuita até as 14h para todos os cidadãos residentes em território nacional.

Sem dúvida que ambos os locais são uma excelente sugestão de passeio em família em Lisboa. Para quem não conhece, espero ter ajudado na vontade de conhecer. Mais que nunca, devido ao pouco ou nenhum turismo em Lisboa há que visitar (ou revisitar) o que é nosso, pois de certeza que na nossa Lisboa (e não só), há bastantes locais que nem conhecemos.

| LER MAIS SOBRE LISBOA: Um city tour por Belém: o guia! |

Segue-me nas redes sociais e não percas nenhuma das minhas viagens: Instagram, Facebook e Youtube.

__________________________________________________________

  • Reserva o teu alojamento no BOOKING
  • Se preferires alugar casa regista-te no AIRBNB
  • Descobre o melhor Seguro de Viagem na IATI Seguros ( e tem 5% de desconto)
  • Poupa dinheiro em viagem e faz já o teu cartão REVOLUT GRÁTIS

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares através dos meus links não terás nenhum custo adicional e ajudas-me a manter este blog ativo 🙂

_________________________________________________________

GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!

 

 

 

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »