Guia de Sekotong e as “outras” Gili

Numa viagem à Indonésia, muito poucos conhecem Lombok ou colocam sequer hipótese de visitar Lombok!

Posso dizer, que conheço mais Lombok do que Bali e que já viajei por quase toda a ilha de Lombok, embora ainda me falte por lá alguns itens da minha bucket list.

Um dos primeiros lugares que visitei foi Sekotong, na zona oeste de Lombok, e eis que tive uma surpresa: existem outras Gilis por aqui!

O que significa Gili? Descobri que Gili significa pequena ilha, em sasak, o dialecto de Lombok. Portanto podemos dizer que as Gili são as várias ilhas à volta de Lombok. Sendo as mais famosas a Gili Trawangan, a Meno e a Air, pela sua localizaçãopróxima de Bali e Lombok! 

Decidimos passar uma noite em Sekotong, mas se pudéssemos teríamos ficado duas! Este sítio surpreendeu e muito pela positiva!

Como no primeiro dia já chegámos tarde aproveitamos o final do dia para usufruir do pôr-do-sol pelo hotel que ficava em cima da praia!

Como chegámos?

Como vínhamos de Gili Trawangan, viemos de carro com um amigo que nos trouxe. Mas para quem vem de Bali pode chegar de Ferry que parte de Padang Bai e vai até ao porto de Lembar. Este porto é muito próximo de Sekotong, e pelo que ouvi o custo do ferry Bali (PadangBai) – Lombok (Lembar) é super barato! Depois daí é apanhar um táxi até ao Hotel.

Onde ficámos?

Descobrimos no Booking o Hotel Krisna Bungalows onde optámos por ficar.

Passamos 1 noite que nos custou 325k, e embora não estivéssemos nos Bungalows em frente à piscina, pudemos usufruir à mesma.

Jantámos também pelo hotel, pois esta zona não tem mesmo nada à volta. Ideal portanto para uns dias a dois ou em família.

No dia seguinte fizemos uma snorkeling trip (175k/pessoa) que fez paragem por várias Gilis, a tour começa por volta das 9h e termina por volta das 17h. Depois, com muita pena nossa, fomos embora no final do dia.

Ora confiram as fotos, pois falam por si. As paragens foram estas:

Gili Regit

Ilha deserta, não tem mesmo nada. Fizemos paragem para snorkeling.

• Gili Layar

É possível ficar nesta ilha, pelo que já começa a ser procurada pelo turismo. Super pequena, e perfeita para quem quer isolamento de tudo, dado que deve ter uns 3 bungalows, e depois do sol se por, não se passa mais nada.

Foi nesta paragem que almoçámos (incluído no preço do snorkeling. Opção de Nasi Goreng ou Mie Goreng, previamente escolhido. Bebida água).

• Gili Nanggu

À semelhança da Gili Layar, também aqui é possível pernoitar. Tem um alojamento e nada mais. Das 4 Gilis que visitámos esta foi, sem dúvida, a que menos gostei.

• Gili Kedis

A última paragem desta tour, e a minha Gili favorita. É linda, e lembra a forma de um coração quando vista de cima. Esta ilha não tem nada e é super pequena. Um verdadeiro paraíso. Aqui aproveitámos para nos desforrar nas fotos e fingir que somos modelos de revista!

Para além destas Gilis, nesta zona ainda existem: Gili Gede, Gili Ashan e Gili Sudak! Um sem fim de Gilis.

De salientar que a maioria destas ilhas pelas quais passámos cobram entrada de 10k/ pessoa para manutenção da ilha.

Depois dest post, aposto que Lombok fará parte da vossa bucket list! Se não faz, ponham lá sff. No entanto, faço já uma aviso que ainda há mais sítios maravilhosos de Lombok por partilhar.

Para quem ainda não me segue no Instagram, e não quer perder nenhuma dica, pode fazê-lo aqui.

Boas Viagens 🙂

________________________________________________________________________________

GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!

 

9 Comments

  1. Sara
    Maio 9, 2018 / 2:32 pm

    Qual a melhor alternativa para chegar sekotong vindo da gili air? Obrigada!

    • Maio 10, 2018 / 11:35 am

      Olá Sara!
      Aconselho a apanhar o barco publico Gili Air – Lombok (para o porto de Bangsal). O barco de Gili Air deve demorar 30min ou menos. Nao sei quanto é que custa, mas vindo de Gili T. são 15k rupias, pelo que de Gili Air não deverá ser um preço muito diferente.
      Depois, no porto de Bangsal deve apanhar um Taxi. Se trouxer ja algum taxista referenciado por alguem de Gili Air tanto melhor.
      Boa Viagem 🙂
      Vera M.

      • Sara
        Maio 10, 2018 / 2:16 pm

        Obrigada Vera! Por acaso não tem nenhum de referência?

        • Maio 13, 2018 / 3:52 pm

          Olá Sara! Espero ainda ir a tempo 😄 não uso muito taxi em Lombok ( sempre mota)! Mas quando precisei, recomendo o Jun, que foi impecável, e o contacto é +6285205776464 (diga que vem através da portuguesa de Gili, a Vera).
          Espero ter ajudado.
          Boa viagem 😉
          Vera

  2. Sara
    Maio 16, 2018 / 9:59 am

    Olá Vera! Sim, ainda veio a tempo, nós só vamos em Agosto.
    Obrigada! Nos para percorrer as praias do sul de lombok estavamos a pensar alugar mota. Aconselha? Mas para ir de do porto próximo das gilis ate sekotong, achamos que era melhor irmos de táxi.
    😊😉

    • Maio 16, 2018 / 2:41 pm

      Ola Sara 🙂 Optimo! Se vierem a Gili Trawangan digam qualquer coisa 🙂 Tenham algum cuidado quando alugarem mota, pois Lombok pode ser perigoso em algumas areas…. E sim, desde o porto de Bangsal ate Sekotong devem ir de taxi sim 🙂 é a melhor maneira 🙂

      • Sara
        Maio 29, 2018 / 2:42 pm

        Olá Vera, fiquei a pensar no que disse… Que zonas de lombok é preciso ter cuidado? Ouvi dizer que no sul costumam assaltar turistas, é verdade?
        Obrigada! 😊

        • Junho 4, 2018 / 3:48 pm

          Olá Sara 🙂 Especialmente na zona Sul é preciso ter alguma atenção. Ha estradas que não se vê um unico turista, e claro, os que passam de mota tornam-se alvo facil digamos assim… Ha assaltos sim. Volta e meia oiço. Se alugarem mota tenham em atenção onde andam 🙂

  3. Sara
    Maio 22, 2018 / 9:12 am

    Obrigada pelas dicas Vera! 😉 Sim, nós vamos ficar nas 3 gilis. Quando estivermos na gili t dizemos qualquer coisa. 😉😊

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »