O Ramadão em Gili Trawangan

Estando a presenciar o mês do Ramadão na Gili T, achei interessante partilhar um post sobre o tema, pois quem vem de férias, ou não sabe, ou tem sempre a questão se tudo se mantém a funcionar para o turista.

Compreender a cultura:

Em primeiro que tudo, é preciso conhecer e perceber um pouco mais da cultura Indonésia. Cerca de 90% da população da Indonésia é Muçulmana, sendo a Indonésia o país do mundo com maior numero de muçulmanos. Como estou pela Gili T, vou focar-me no que acontece por cá.

O que é o Ramadão?

Numa breve explicação, o jejum do Ramadão é um dos 5 pilares do Islão e ocorre sempre no nono mês do calendário Islâmico (calendário Lunar). Este ano começou dia 15 de Maio, exactamente no dia da Lua Nova, e tem a duração de 29/30 dias. É considerado o mês sagrado dos muçulmanos. É tempo de oração e reflexão. O Ramadão consiste na pratica do Jejum: abstinência de beber, comer, ter relações intimas e fumar. Este período ocorre desde a alvorada (antes da primeira oração) até ao por-do-sol.

No fim do Ramadão – o IDUL FITRI – familiares e amigos juntam-se para celebrar o fim de jejum, e é um dos dias mais importantes na religião.

O Ramadão na Gili T:

Ter em conta (e paciência) que nesta altura tudo demora mais tempo, por exemplo, os barcos. Aconteceu ir a Lombok e havia menos barcos a fazer a travessia Lombok-Gili.

No geral, para o turista pouco muda. Há menos movimento, é certo, mas tudo continua a funcionar dentro do normal.

Os restaurantes turísticos continuam abertos, e na zona da praia pouco se nota que estamos no Ramadão. À noite, os bares continuam a funcionar até por volta da 0h/1h, não havendo bares abertos até mais tarde que isso.

No entanto, quando vamos para dentro da vila, vemos que a maioria dos Warungs (restaurantes locais) fecham por esta altura. Uns vão para Lombok, para junto dos seus familiares, outros fecham apenas durante as horas de jejum.

20180525_134914-01.jpeg

Os que estão abertos, costumam cobrir o seu interior, de forma a demonstrar respeito para os que não estão a praticar jejum.

20180525_150534-01.jpeg

As lojas de conveniência locais também muitas delas fecham durante este período.

20180522_111649-01.jpeg

Na Gili T, existem 3 Mesquitas, então é comum ouvirem-se Orações, neste período, todos os dias até por volta das 0h.

Conselhos / cuidados a ter:

  • Roupa: vestir convenientemente, principalmente aquando fora da praia
  • Comer / beber / fumar: evitar comer, beber e fumar em áreas publicas, ou de forma muito evidente
  • Não desencaminhar alguém que esteja a praticar o jejum
  • Mostrar respeito pela cultura e religião

De resto, é aproveitar a estadia e tentar absorver e entender a cultura!

Ramadan Mubarak!

Pode acompanhar o meu dia-a-dia pela Indonésia no meu Instagram.

Boas Viagens ❤️

________________________________________________________________________________________________

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »