Lombok Waterfalls: as minhas favoritas!

Ultimamente tenho escrito mais sobre Bali e pouco de Lombok. Há tanto ainda para partilhar que fica difícil escolher o que escrever primeiro.

Neste post, decidi partilhar as minhas cascatas preferidas por Lombok. Tenham em conta que não visitei as duas no mesmo dia e que a distância entre elas é bem considerável, basicamente ficam em lados opostos do Mt. Rinjani.

Se optarem por visita-las, façam bem o planeamento (se tiverem dificuldade, recomendo verem aqui).

SENDANG GILE & TIU KELEP WATERFALL

Situada a Norte de Lombok, mesmo junto ao Mt. Rinjani (o vulcão de Lombok, e o segundo maior da Indonésia). Foi sem duvida a minha favorita até agora! É simplesmente linda.

O ideal é optar por contratar um motorista e fazer a visita. No dia que escolhi visitar esta cascata, juntei também uma passagem pela Costa de Seggingi em Lombok, para rentabilizar o valor pago ao motorista que foi contratado para o dia.

Aproveitei a visita de uma amiga, e fomos as duas passar o dia a Lombok.

Apanhamos o barco publico Gili T. – Lombok (15k/ ~ 1€) e começamos o nosso passeio por volta das 9h30. Do porto de Bangsal até Tiu Kelep foi cerca de hora e meia de caminho.

Chegando lá, não se paga entrada, mas somos “obrigados” a contratar um guia local que nos acompanha até lá.

Entrada em Sedang Gile & Tiu Kelep

Preço do Guia para 2 pessoas: 100k / cerca de 6€

O caminho, depois, são talvez cerca de 3km e é de Nível Fácil.

Dica: usem sapatos de borracha, daqueles de água! Compram-se facilmente na Decathlon por 5€/6€. Facilita (e muito!) o percurso. Chinelos, ténis, sandálias, não aconselho de todo!

Primeiro paramos numa primeira cascata, mais pequena, mas igualmente bonita, de nome Sendang Gile:

Depois seguimos calmamente para a cascata seguinte, a principal. No caminho, muito verde, e miúdos locais que nos ajudam a fazer o percurso!

À hora que chegamos já havia muitos visitantes, maioria locais, mas deu perfeitamente para usufruir. Acabei por entrar na água, gelada, fresca. Muito fresca. Soube como se tivesse lavado a alma.

Preparem-se para passar neste sitio um bom par de horas, pois há que aproveitar e usufruir daquilo que temos perante nós.

Agora deixo-vos algumas imagens, que falam por si (bem captadas pelo “fotografo” que conseguiu esconder toda a gente!):

Lombok

A força das águas era impressionante e até perigoso

Dos sítios mais bonitos que já vi

A água estava gelada! Até lavou a alma.

Benang Stokel & Benang Kelambu Waterfall

As outras cascatas que visitei nas minhas primeiras idas a Lombok foram a Benang Stokel & Benang Kelambu Waterfall, que ficam mais ou menos no meio da ilha de Lombok, no Geopark do Mt. Rinjani. Quando visitei esta cascata, partimos de Mataram, a “capital” de Lombok, e talvez o caminho ainda foi de cerca de 2h de ida, e 2h de volta.

Neste parque, a entrada é paga e visitámos duas cascatas.

Entrada para 2 Cascatas: 90k / cerca de 5€

Depois, é aconselhado ir de mota até à cascata principal ( Benang Kelambu ) pois ainda é longe e com subidas em grande parte do caminho. O preço da mota (com motorista/guia) que nos leva é de 50k (~ 3€).

Quando entramos no parque fomos directos a Benang Kelambu.

Com uns longos degraus sempre a descer (pior foi para subir), fomos presenteados com este local:

Depois, já de volta à entrada do parque, e com um acesso mais simpático (já sem mota), fomos até a Benang Stokel.

Não tão bonita como a primeira, mas também com o seu encanto.

Vou continuar à “caça” de mais cascatas por estes lados para partilhar depois convosco, boa?

Entretanto, já sabem que me podem acompanhar pela Indonésia no meu Instagram.

Boas Viagens ❤️

________________________________________________________________________________

Gostaste deste Artigo? Guarda-o no Pinterest!