Ubud: Pura Tirta Empul & Tegenungan Waterfall

Voltando aos posts de Bali, volto a Ubud. Talvez, a meu ver, Ubud seja uma boa base de partida para se visitar imensos pontos de interesse em Bali, pois Ubud esta localizado numa zona muito central.

Embora já tenha ido duas vezes (em vias de ir a terceira vez), fica sempre a sensação que ainda há muito a ver. E de facto há.

Na altura estava com um amiga, e contratamos um táxi que nos levou de passagem aos Terraços de Arroz, a uma plantação de café Lewak, ao Templo Pura Tirta Empul e à Tegenungan Waterfall. E é destes dois últimos locais que vou falar hoje.

Preço táxi para o dia: 300k para 2 pessoas (cerca de 20€) – este preço foi excepcionalmente barato, parece-me a mim.

Dos Terraços de Arroz e do café Lewak falarei noutro post.

20170625_160046-01

Terraços de Arroz em Bali

PURA TIRTA EMPUL TEMPLE

Este templo para mim foi uma experiência cultural e religiosa. Muito interessante e vale muito a pena. É dos templos mais importantes em Bali devido as suas características de purificação e propriedades curativas. Pelo menos uma vez por ano, um Hindu deve deslocar-se a este local sagrado e purificar-se. Então é comum verem-se locais de todos os lados por lá.

Preço da entrada: 15k (cerca de 1€)

O ritual de purificação é feito pelas diversas fontes, distribuídas pelas duas piscinas/tanques no local! Na altura que fui, não nos foi permitido usar algumas das fontes uma vez que estavam reservadas especificamente para Hindus ou, então, para cerimónias locais.

GOPR7570-01-min

As filas nas fontes chegam a ser maiores que isto!

GOPR7575-01-min

Conseguem identificar-me ali no meio?

Como referi, visitar este local de culto foi toda uma experiência que obedece a certos rituais.

Primeiro, como turistas, temos que vestir um Sarong para entrarmos nas fontes. Penso que também tivemos que pagar pelo aluguer do Sarong mas não me lembro do valor, mas não foi mais que 10k/15k (~1€).

Depois, basicamente é seguir os locais nas filas para as fontes sagradas, e iniciar o ritual de purificação.

DCIM103GOPRO

Pura Tirta Empul Holy Spring

No momento em que nos molhamos em cada fonte, podemos pedir um desejo ou o que sentirmos no momento!

GOPR7586-01-min

Na primeira das fontes!

GOPR7588-01-min

Embora não pareça, mas a água estava gelada…

GOPR7598-01-min

Achei esta experiência muito interessante

GOPR7602-01-min

Alguma concentração para fazer “limpeza” e pedir alguns desejos

Dica: se optarem por entrar nas fontes, levem muda de roupa para depois. Para a fonte um fato de banho (depois fica coberto com o Sarong), depois como ficamos molhados, o ideal é mudar para algo pratico, pois os balneários são mistos e não são de todo confortáveis para trocas de roupa muito elaboradas.

Neste local, existe ainda um Templo onde são feitas cerimónias!

Contem com pelo menos 3 horas a visitar este local, especialmente se entrarem na fonte, pelo que quando o incluírem no vosso planeamento, coloquem-no em primeiro lugar, pois fica cheio muito rápido e constantemente. Quando saí de lá, já bem dentro da hora de almoço, se bem me lembro, e não parava de chegar gente e mais gente!

TEGENUNGAN WATERFALL

Da primeira vez que estive em Ubud, e embora fosse Junho, apanhei alguma chuva. Quando visitamos esta cascata, não era possível de todo entrar na água tal era a força da água que corria.

Como sabíamos que não dava para entrar na água, deixámos a visita a cascata para ultima visita do dia!

Preço da Entrada: 10k

Mal avistamos a Cascata cá de cima, a vista era, de facto, deslumbrante. Um verde incrível e uma cascata com um caudal intenso.

Para chegar à base é necessário descer uns quantos degraus (pior foi subir), para chegarmos a esta vista:

GOPR7709-01-min

Embora não pareça na foto, a cascata corria muito forte, não sendo aconselhado tomar banho.

GOPR7713-01-min

Brutal força da Natureza!

GOPR7714-01-min

Confesso que embora seja um sítio bonito, fiquei um pouco decepcionada, talvez por ter apanhado mau tempo e não ter dado para entrar na água. Mas creio que em Bali existirão cascatas mais bonitas ou voltarei num dia de Sol. Vou tentar descobrir.

Já acompanham o meu dia-a-dia pela Indonésia no Instagram? Quem só chegou agora pode faze-lo aqui.

Boas Viagens ❤️

____________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!