Sul de Lombok: Kuta Mandalika e arredores. O guia (quase) completo.

Foi a segunda vez que fui ( a primeira foi há um ano) e as diferenças são significativas. Nota-se claramente que há um esforço do governo para dinamizar a área. Torna-la mais atractiva e segura para o turismo. Estão a ser construídos vários resorts (mesmo de grande dimensão), e até uma pista para receber provas de Moto GP.

Em Lombok, a área de Kuta é uma das zonas mais turísticas, com muitas praias à volta que vale a pena visitar. À noite há muitas opções de restaurantes e alguns bares, o ambiente é descontraído e a noite não segue até tarde. Desta segunda vez que fui, fiquei mesmo surpreendida com a quantidade de bons restaurantes que por lá haviam.

COMO CHEGAR A KUTA:

1. De Bali

Vindo de Bali, creio que o ferry é a melhor opção, visto que pára no porto de Lembar, que é o que fica mais perto do Sul. Depois, do porto de Lembar, é preciso apanhar um táxi. Podem espreitar neste post os meus comentários dedicados ao ferry.

DSC05120-01-min

Um dos ferries que faz a travessia Bali-Lombok-Bali

Preço do Ferry (Padang Bai – Lembar): 46k. Duração média de 5horas.

Preço Taxi (Porto de Lembar – Kuta: 160k-180k na app Grab

O ferry funciona 24h e em média sai de hora a hora, ou logo que esteja carregado.

De Bali dá também para vir de fast boat, que para em Seggingi ou outro que vai para o Norte. Mas em termos de tempo e preço não sei se compensa, uma vez que o fast boat para além de ser mais caro, o facto de termos que atravessar a ilha praticamente toda, demorará praticamente o mesmo tempo se viéssemos no ferry.

2. Do Norte Lombok / Gilis (T. , Meno e Air)

Quem visita Lombok, depois de vir das Gilis por exemplo, até Bangsal, a melhor forma de chegar a Kuta é apanhar um táxi. No porto de Bangsal, somos super assediados com táxis, e mais há frente, já fora da zona do porto existem os Bluebird (os táxis azuis). Depois há também as Apps, podem usar a app Grab (já usei e funciona bastante bem), ou a app do Bluebird (parece-me que funciona bem também).

3. De avião

Para quem quer poupar tempo em barcos e horas de carro, chegar de avião é sempre uma boa opção. Já experimentei e gostei da experiência. Quem vem de Bali, a viagem dura apenas 25 minutos e na altura paguei por uma ida apenas cerca de 300k! Mas é possível, chegar de outros aeroportos directamente para Lombok.

Podem consultar preços por exemplo aqui: www.lionair.com

ONDE FICAR:

Há imensas opções, actualmente, de alojamento. Da primeira vez que fui, fiquei uns dias na Together Homestay. Foi super barato, e fica mesmo na rua principal. Das outras vezes que fomos, passámos apenas o dia e não ficámos a dormir.

GOPR9658-01-min.jpeg

A única foto “aproveitável” da Homestay onde ficámos

Sempre que marco um alojamento tento ficar na rua principal, pois gosto de ir a pé para o almoço ou jantar, sem ter que me preocupar no estacionamento ou em táxis.

ONDE COMER:

Na primeira visita, no ano passado (2017), escolhemos um dos restaurantes com comida local/ocidental, mas que não me lembro do nome. Mas tinha pizza!!!

20170923_190458-01-min.jpeg

A “fomeca” era tanta que a única foto que temos do restaurante da primeira vez…é nossa e já prontos a comer!

Da segunda vez, já este ano (2018), optámos por experimentar restaurantes virados para a praia de Kuta. Pensávamos que os preços iriam ser super caros, mas encontramos um muito giro e com muito bom ar. Infelizmente não pudemos ficar para almoçar pois não tinham luz (problema que era geral em toda a zona de Kuta. Deve ter havido uma avaria). Voltaremos numa próxima de certeza.

20180905_124852-01-min

Super Barato e mesmo em frente à praia, mas pena que no dia que fomos, não havia luz

O Restaurante por dentro

Flamingos yeaaah !!!

Acabámos por ter que procurar outro restaurante para almoçar. Encontramos este restaurante Italiano Sapori. Era maravilhoso.

20180905_132243-01-min

A entrada do restaurante

20180905_133341(0)-01-min

O nosso almoço delicioso

Para duas pessoas pagámos 225k (~ 13€). 2 pratos e 2 bebidas.

O QUE VER E FAZER EM KUTA:

1. Passear no renovado passeio de Kuta Mandalika:

No renovado passeio, com pedras de calçada, é possível ler-se Kuta Mandalika na colina.

DSC05551-01-min

A colina de Kuta Mandalika

Mais a frente estão a concluir a construção de um viewpoint, que ainda se encontra fechado.

DSC05574-01-min

O novo viewpoint

A zona de Kuta completamente renovada

E também é possível tirar foto onde diz Kuta Lombok.

IMG_20180905_123217-01-min.jpeg

Kuta Mandalika

E claro apreciar a bela praia (que incompreensivelmente ninguém aproveita!).

DSC05528-01-min.jpeg

A praia de Kuta

Nesta zona podemos ver a colina onde é possível subir, é onde há imensos restaurantes virados para o mar, e claro uma praia maravilhosa, que infelizmente ninguém usufrui, dado os escassos turistas que por aqui andam.

Vêm-se muito locais, e é constante a abordagem para vender tudo e mais alguma coisa. Chega a ser chato, mas acaba por ser compreensível, devido a escassez de trabalho por esta zona. As pessoas sobrevivem como podem, e vêem no turista um potencial comprador. Acabei por comprar várias pulseiras de búzios, talvez tenha feito o dia deles!

DSC01952-01-min.jpeg

Vendedores na Praia de Tanjung Ann

Mais a frente, encontramos este magnifico viewpoint. As fotos já são do ano passado, mas a vista continua maravilhosa. Talvez o pôr-do-sol seja das melhores alturas para subir. Já nós, no ano passado, subimos pela hora do calor…e esta foi a vista:

20170924_124827-01-min

A vista da colina! Sem palavras

20170924_125352-01-min

Dispensa apresentações, não é?

e continua…

20170924_124502(0)-01-min

Pequena subida, de nível fácil

DSC01934-01-min

A vista de um dos lados da colina

Apanhados em acção!

E podia continuar com as mil fotos que tenho. Difícil escolher…

2.Passar tempo na praia de Tanjung Ann

Areal branco de perder de vista, baloiço, água cristalina, ninguém na praia. Alguns locais a tentarem a sua sorte, e mais uma vez, a venderem tudo e mais alguma coisa sem arredar pé.

Tanjung Ann

Umbrella Beach

Tanjung Ann

Boat Tour

20180905_162126-01-min

Vista para Tanjung Ann

IMG_20180905_145520-01-min

Umbrella Beach

20180905_153233-01-min

‘Bora lá beber uma água de coco?

3.Este ponto está aqui de propósito, pois ainda há muito para ver e partilhar em futuros posts 

Dicas de Segurança

Ouve-se, por vezes, que nesta zona ocorrem alguns assaltos, especialmente a turistas que se aventuram em zonas à volta e se afastam muito do centro. Eu confesso que nunca vi, e nem acho que seja algo frequente, mas volta e meia oiço algo deste género, portanto o cuidado nunca é pouco. 

O meu conselho é que de dia andem de mota em zonas mais movimentadas, e de preferência em grupo. À noite, evitem sair da zona mais central de Kuta, digamos assim. Basta andar atento. Não vos quero assustar, como disse, sempre que fui NUNCA vi nada, mas não posso deixar de vos dar estas recomendações, pois mais vale prevenir que remediar.

Mas também ainda acrescento, que embora oiça estes comentários, o aviso não é muito diferente de Bali, que pelo que oiço, também é preciso algum cuidado. Principalmente a roubos de telemóvel quando se vai na mota. Mais uma vez, nunca vi nada, mas não custa estar atento!

Talvez este seja dos posts com mais fotos, mas acho que por vezes mais que palavras, as imagens falam por si. E a zona de Kuta é super bonita para não mostrar e guardar apenas só para mim! Portanto, o que é bonito é para ser partilhado.

2017

20180905_163901-01-min

…2018! Qual preferem?

Quem chegou aqui agora, pode acompanhar o meu dia-a-dia no meu Instagram, quem já por aqui anda há mais tempo também já sabe!

Se por acaso não tiverem paciência para planear os vossos passeios por Lombok, contactem-nos aqui! E nós comprometemo-nos a levar-vos aos melhores spots por Lombok. Que tal?

Boas Viagens 🙂

________________________________________________________

__________________________________________________________________________

GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »