Viajar Sozinha: Sim ou Não? | Vantagens e Desvantagens

A resposta a esta pergunta não é assim tão linear quanto parece. Não há um sim ou um não, mas sim, um depende. POIS!

Tenho notado que nos últimos anos, muita gente se tem lançado à estrada de forma solitária. Uns vão em “busca da luz”, ou de alcançar o Nirvana (pensam eles), outros vão em acto de rebeldia (pensam eles também…), e outros vão em busca de vivências e experiências. Mas viajar sozinho não é para todos. Termos que nos aturar 24/7 sem ninguém para partilhar os nossos pensamentos pode ser um valente desafio (alias é um desafio).

Pessoalmente, confesso que adoro viajar sozinha, ou em pequenos grupos. Em viagem sou bastante activa, sou capaz de fazer kilómetros num só dia, para além de ser perita em traçar rotas, o que nem sempre em viagem agrada a todos. É também em viagem que consigo organizar-me melhor com as minhas ideias, e também, quando sou mais criativa.

Para muitos o facto de gostar de viajar sozinha é uma tontice, para outros uma espécie de acto de egoísmo, outros é visto como coragem. Há de tudo!

No entanto, e como disse no inicio deste post, não há resposta sim ou não. Depende. Isso mesmo depende, pois tem muito a ver com gostos pessoais de cada um. Outras vezes, não temos companhia e queremos muito fazer aquela viagem, então só nos resta ir (ou não fazer a viagem). E também há quem não goste de estar sozinho/a ou quem tenha medo e falta de coragem (para estes só digo, vão. O que está para lá do medo é muito melhor do que não tentarem!). Não podemos gostar todos do mesmo não é verdade? O que posso dizer é, se decidirem viajar sozinhos aceitem as consequências do que aí vêm, se não,caso contrario não vão usufruir da viagem em pleno, pois como em tudo, viajar sozinho tem vantagens e desvantagens que passo a citar:

#3 VANTAGENS VIAJAR SOZINHA

1. Nunca estamos sozinhas. Esta é mesmo verdade! Só estamos sozinhas se quisermos! E o melhor de tudo, é que podemos decidir se queremos ou não estar sozinhos (confesso que para mim esta é a melhor parte).

2. Sair da zona de conforto. Ah pois. Esta é bem importante. Aprendemos a desenrascar-nos sozinhas. Somos completamente responsáveis pelas boas ou más decisões que tomamos.

3. Decidimos os nossos próprios roteiros e horários. Muitas vezes em viagem “chocamos” com alguns roteiros da outra pessoa, que quer ir para um sitio e nos nao queremos. E por vezes acabamos contrariados ou chateados. Quando viajamos sozinhos, temos a nossa bucket list e vamos onde queremos. Esta também é boa, não acham?

#3 DESVANTAGENS DE VIAJAR SOZINHA

1. Não temos com quem dividir os custos. Infelizmente, esta é mesmo uma das partes mais chatas de viajar sozinha. O mundo não está ainda preparado para viajantes solitários. Quando queremos marcar um hotel, sendo apenas uma pessoa, ou vamos para um hostel (que para mim quase nunca é uma opção!) ou os quartos – quase sempre – são duplos! Até hoje foi super raro encontrar hotéis que tivessem quartos para só uma pessoa.

2. Não temos ninguém para nos tirar fotos. Podem pensar que este ponto é treta, mas não é. Nem sempre ando com um tripé, e as vezes, não tenho ninguém por perto que faço o registo fotográfico que eu quero.

3. Viagens longas são uma seca. Neste ponto já estou uma pro, mas ainda assim às vezes faz falta companhia em viagens longas. Sejam elas de avião, autocarro ou barco.

#4 DICAS EXTRA PARA QUE A VIAGEM CORRA BEM SEM PERCALÇOS:

Embora na maioria das vezes seja seguro viajar sozinha, acho prudente seguir algumas regras básicas:

  • Não andar sozinha (até muito tarde) à noite e evitar “zonas duvidosas”.
  • Dizer sempre alguém onde andas. Eu, por exemplo, tenho SEMPRE internet (compro cartões locais) e vou partilhando onde ando.
  • Respeitar as regras do país onde estamos e tentar vestir de forma discreta.
  • O assédio é comum por todo o lado, pelo que melhor é seguir em frente, não ligar, e fingir que não é nada connosco.

Para vos inspirar, deixo-vos algumas fotos de algumas viagens que fiz sozinha nos últimos anos:

Não querendo influenciar ninguém …mas já fizeram a mala?! 🙂

Para vos ajudar a escolher as vossas próximas viagens, com os melhores preços (esta parte é muito importante), só têm que ir a este link no site da Momondo e escolher o vosso próximo destino!

Venham daí e visitem-me em Gili Trawangan, ou se (ainda) não estiverem convencidos, espreitem aqui no meu instagram 😉

Boas viagens ❤️

___________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Gostaste deste Artigo? Guarda-o no Pinterest!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »