Decorreu no este fim-de-semana, de 16 a 19 Maio 2019, o Festival Islâmico de Mértola. Como pouco ou nada me lembrava de Mértola, achei que podia ser uma boa razão para (re)visitar este fotogénico sítio que temos em Portugal.
Mértola fica a cerca de 2h30 de Lisboa, a sensivelmente 235km de Lisboa. Não é perto, pelo que o ideal seria passar o fim-de-semana, mas dado ao Festival a acontecer, estava tudo esgotado, pelo que acabei por voltar para Lisboa já bem tarde.
Mértola é considerada uma vila museu, cheia de história, e é também a capital nacional da caça.
- Chegada a Mértola
- Capital Nacional da Caça
Neste artigo vou-vos falar do Festiva Islâmico bem como dar 7 dicas do que não perder em Mértola.
O Festival Islâmico de Mértola
Talvez o mais famoso evento que a Vila acolhe a cada 2 anos, acontece em anos ímpares e sempre em Maio. O Festival Islâmico de Mértola é um acontecimento na Vila. Este Festival celebra a forte influência islâmica, sendo esta Vila uma Vila Museu.
Neste Festival encontramos música, exposições, gastronomia árabe e até um souk (mercado) por toda a Vila. Ainda podemos ouvir as rezas Islâmicas na hora da reza.
O Festival vê-se bem num só dia, mas posso dizer-vos que, caso tivessemos encontrado alojamento teriamos ficado o fim-de-semana. Valia a pena para aproveitar mais da Vila.
| Sugestão de Alojamentos em Mértola:
Dica: No fim-de-semana do Festival convém ir cedo uma vez que não é fácil encontrar estacionamento. A Vila não é muito grande pelo que é fácil andar-se a pé para todo o lado.
Chegámos perto da hora de almoço, pelo que almoçámos logo na rotunda da entrada no Restaurante O Ciga. Comemos um bitoque cada uma, bebidas e um café e pagámos 10€ cada. Foi bem baratinho.
Depois seguimos para o Festival, do qual vos deixo algumas fotos:
- Entrada para o Festival e para o Souk
- Especiarias e cheiros orientais
- Os típicos candeeiros
- Cestinhas por todo o lado
- É também possivel comer pelo Festival
- Roupas típicas islâmicas
- Desfile musical pela Vila
- Cada um mostra a sua arte
- Cada um mostra a sua arte
- Detalhes do Souk
7 coisas a não perder em Mértola
1. Visitar a Torre do Relógio
Depois de visitar o Souk (mercado) do Festival Islâmico, vesti-me a rigor com uma Abaya (túnica) Islâmica, e fotografei no relógio. De longe o sítio mais bonito para mim, dentro da Vila. É provável que a torre tenha sido criada no Século XVI num dos torreões da muralha, ideia essa que ganha forma com a inscrição do ano de 1593 no sino da torre.

A Torre do Relógio é linda!
2. Explorar o Castelo
O Castelo já construído na época Cristã, tem sofrido mudanças ao longo dos tempos. No Castelo existe uma imponente torre que permite avistar toda a vila. Tem uma excelente vista para o Rio Guadiana e toda a vila.
- Placa explicativa sobre o Castelo
- Entrada do Castelo
- Torre de Menagem
- Vista panorâmica da Vila, vista do Castelo
- Entrada do Castelo e Estátua de Ibn Qasi
3. Visitar a Igreja Matriz e antiga Mesquita
A Igreja Matriz de Mértola, tem por detrás uma história interessante: já foi outrora uma Mesquita. Foi uma Mesquita durante os Séculos XII e XII, e hoje é a Igreja da Nossa Senhora da Anunciação. As portas em arco de caracteristica árabe, bem como o Mihrab que aponta a direcção de Meca.
- A Igreja Matriz, antiga Mesquita
- Uma das entradas não deixa dúvidas de que já foi uma Mesquita
- O interior com estilo Manuelino
- O altar na zona mais sagrada da Igreja, virado para Meca
- O altar da Igreja
- Detalhes do Exterior da Igreja
4. Passeio de Barco pelo Guadiana
Descobrimos que podemos fazer um passeio de barco pelo Guadiana. Demora 25 minutos e custa apenas 5€. Era algo que não sabíamos e que gostámos bastante. Fizemo-lo ao final do dia (é até as 19h).
O barquinho percorre muito lentamente as margens do Rio e permite-nos ver a Vila de outra perspectiva.
- O barco à nossa espera
- Estão sempre a circular estes barcos
- Mértola vista do rio Guadiana
5. Torre do Rio
No passeio que fazemos de barco no rio, é possível avistar esta torre. A torre foi construida com o propósito se ser uma estrutura defensiva protegendo as embarcações e o acesso ao rio para o abastecimento de água. Sempre que inimigos se tentavam aproximar accionavam um sistema de cordas, e essas embarcações acabavam por naufragar. Era aqui também a zona mais funda do rio, atingindo na altura 60 metros. Actualmente conta com 30 metros de profundidade.

A Torre do Rio usada para defesa da Vila
6. Descobrir a Casa Islâmica
É possivel também visitar uma réplica de uma casa islâmica do Século XIII, construída à escala real, naquele que foi um complexo de habitações do bairro islâmico da Alcáçova do Castelo.
- Placa explicativa
- Exemplo do páteo da casa
- Legenda do Páteo
- Divisões da casa
- O quarto
7. Passear e descobrir as ruas de Mértola
Vale a pena passear pelas ruas íngremes e irregulares de Mértola. Pintada de branco e bastante solarenga, torna-a muito fotogénica. Toda a Vila é um cartão postal.
- A Vila é super fotogénica
- Porta com decoração alusiva ao festival
- Detalhes de uma das casas da vila
- Já vestida a rigor pelo Festival
- Uma das bonitas ruas
Adorei Mértola, mas com as ruas cheias por causa do festival deu para perceber que é uma vila linda e muito fotogénica. Espero voltar em breve, agora sem festival para ver a Vila de outra forma.
- É ou não é bonita?
- O Rio Guadiana
Acompanhem-me no Instagram que é por lá que vou partilhando todas as minhas viagens e sítios incríveis.
_______________________________________________
- Marca o voo na MOMONDO
- Reserva o teu alojamento no BOOKING ou no AGODA
- Se preferires alugar casa regista-te no AIRBNB
- Descobre o melhor Seguro de Viagem na IATI Seguros ( e tem 5% de desconto) ou na WORLDNOMADS
- Marca Barco para as Gilis AQUI
Este artigo contém links de afiliados. Se comprares através dos meus links não terás nenhum custo adicional e ajudas-me a manter este blog ativo 🙂
______________________________________________