Top de 11 sítios (imperdíveis) em Lisboa

Lisboa está cheia de cantos e recantos bonitos, quanto mais exploramos mais descobrimos. Neste artigo vou partilhar convosco um Top de 11 desses sítios imperdíveis em Lisboa, que não devem mesmo perder numa visita a Lisboa.

Confesso que é bastante dificil fazer um Top de Lisboa, pois dá vontade de colocar tudo!

Vamos ao que interesse e segue o meu Top 11 de sítios imperdíveis em Lisboa:

 1. Torre de Belém

A nossa querida Torre de Belém, e ícone de Portugal, não podia faltar de todo no meu top de sítios a visitar em Lisboa. Falo dela mais em detalhe neste artigo caso queiram descobrir mais e visitar.

Torre de Belem Lisboa

2. Sé de Lisboa

Esta é das minhas fotos e sítios favoritos em Lisboa. Não sei porquê, mas gosto bastante de passar pela Sé, e acreditam que muitas das vezes fico à espera que o eléctrico passe para tentar fazer uma foto como esta?

Na verdade, e embora já tenha tirado mais fotos, esta continua a ser das minhas favoritas.

Curiosidade: consta que antes de ser Sé de Lisboa, já houve naquele lugar uma Mesquita? A Sé foi ali construida depois de D. Afonso Henriques ter conquistado Lisboa aos Mouros em 1147!

Em 1755, foi bastante afectada pelo Terramoto de Lisboa, tendo passando por várias reformas ao longo dos tempos.

3. Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge, que se vê de toda a zona histórica da cidade, e que tem também de lá uma vista panorâmica e maravilhosa sobre Lisboa! Fui ao fim da tarde e a luz sobre Lisboa era indescritível.

Crê-se que o Castelo de São Jorge é bem antigo, e descobertas arqueológicas indicam que data por volta do Séc VI A.C. ! Em 1147, o Castelo é conquistado por D. Afonso Henriques aos Mouros, depois de cercar o castelo por cerca de 3 meses. Nessa conquista expulsa os muçulmanos e abre a porta aos cristãos. É também no castelo que o Rei e toda a sua corte se estabelecem, ficando aqui a residência real até 1511!

Podem ver mais informações sobre o Castelo no site oficial aqui.

| VER MAIS: Tour de Eléctrico por Lisboa |

4. Mosteiro dos Jerónimos

Diria que o Mosteiro dos Jerónimos é também um local a não perder em Lisboa, dado a sua grandeza e importância. É dos mais importantes monumentos portugueses e Património Mundial da UNESCO desde 1983.

Podem ver neste artigo mais sobre esta importante obra de Estilo Manuelino!

5. Elevador de Santa Justa | Elevador do Carmo

O Elevador de Santa Justa ou Elevador do Carmo, inaugurado em 1902, faz a ligação entre a Rua do Ouro e a Rua do Carlo / Largo do Carmo. É um transporte público, mas dado o seu aspecto, rapidamente se tornou uma atracção turística.

No topo do elevador é possível ter uma vista panorâmica para a cidade de Lisboa.

Créditos da foto: Marta Mendes (maninha que amavelmente me enviou a foto eheh)

6. Praça do Comércio | Terreiro do Paço

Praça do Comércio, ou Terreiro do Paço, a mais importante praça de Lisboa. Na época dos descobrimentos, entre o século XV e XVI, este era o centro da vida dos lisboetas e a sua porta de entrada para o mar. Foi reconstruída no século XVIII, após o terramoto de 1755, sendo que anteriormente se chamava Terreiro do Paço e albergava o palácio real.

Curiosidade: é aqui que fica localizado o café mais antigo de Lisboa: o Martinho da Arcada, inaugurado pelo Marquês de Pombal, em 2 de Janeiro de 1782. Mais tarde foi frequentado pelo nosso Fernando Pessoa.

7. Arco da Rua Augusta

Dos meus locais favoritos em Lisboa! Actualmente tem um miradouro que pelo menos já visitei 3 vezes.

Mas contemos um pouco de história primeiro.

O Arco foi projectado em 1759, anos depois do terramoto de Lisboa, por ocasião da reconstrução da baixa pombalina.

No entanto, só em 1873 se deu início à implementação do mesmo, tendo ficado concluído em 1875.

No arco podemos ver as estátuas de Viriato, Vasco da Gama, D. Nuno Álvares Pereira e Marquês de Pombal,rodeadas por representações alegóricas dos rios Tejo e Douro, todas da autoria do escultor Vítor Bastos.

Curiosidade: em latim podemos ler “VIRTVTIBVS/MAIORVM/VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD” que significa “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”. Uma espécie de homenagem aos nossos antepassados pelos seus actos heróicos, os quais se tornaram um exemplo para as gerações posteriores!

8. Rua Rosa – Cais do Sodré

A famosa Rua Cor de Rosa, localizada no Cais do Sodré, passou por um processo de renovação em 2013, passando a ser das ruas mais visitadas na nossa cidade. É também uma das ruas mais movimentadas à noite, sendo rodeada por bares e discotecas. Local escolhido por locais e turistas para saírem à noite.

Curiosidade: A Rua Nova do Carvalho, ou a famosa Rua Rosa, foi eleita uma das 12 ruas favoritas na Europa pelo New York Times!

9. Praça do Rossio

É das praças mais importantes da nossa Lisboa e está sempre em movimento. É também característica pela calçada portuguesa! No terramoto de 1755 toda esta zona sofreu grande destruição, tendo sido depois reconstruida ao longo dos tempos. Esta praça já foi palco dos mais variados acontecimentos: touradas, festivais, feiras, revistas e paradas militares, festas cortesãs, revoluções populares e também a autos-de-fé durante a Inquisição e ainda execuções capitais! Hoje em dia é local de afluência de muito turista.

Curiosidade: sabiam que a Praça do Rossio é também chamada de Praça D. Pedro IV?

10. Marquês de Pombal | Parque Eduardo VII

Palco de vários eventos, entre os quais mais gosto: Feira do Livro no Verão e Mercado de Natal no Inverno, o Parque Eduardo VII é dos jardins mais importantes da cidade!

Curiosidade: foi baptizado com o nome de Parque Eduardo VII em 1903 em honra de Eduardo VII do Reino Unido, que visitou Lisboa no ano anterior para reafirmar a aliança entre os dois países!

No topo do parque podemos encontrar uma grande bandeira de Portugal, e à medida que descemos chegamos à famosa praça do Marquês de Pombal. O centro de Lisboa e o início da principal Avenida Lisboeta: Avenida da Liberdade.

11. Elevador da Bica

Inaugurado em 1892, o Elevador da Bica tem um curto trajecto e à semelhança dos outros elevadores é eléctrico. É dos elevadores mais típicos e pitorescos da cidade.

Lisboa tem bastantes mais sítios que mereciam aqui lugar cimeiro, mas por ter exactamente muitos é que fiz uma selecção do top 11 de sítios que considero imperdíveis de visitar!

Entretanto podes seguir as minhas viagens pelo Instagram ou pelo Facebook.

______________________________________________________________

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares através dos meus links não terás nenhum custo adicional e ajudas-me a manter este blog ativo 🙂

______________________________________________________________

GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »