Algarve: Visitar a Praia da Dona Ana & Praia do Camilo

Em Outubro do ano passado, decidimos passar cerca de uma semana na zona de Lagos. Neste artigo, trago-vos uma das nossas sugestões no Algarve: visitar a Praia da Dona Ana & Praia do Camilo, as duas muito perto uma da outra, bem como do nosso alojamento. O objectivo era explorar a zona, visto que há bastantes anos que não visitava.

| Ver também Algarve: Visitar a Praia da Marinha

Mapa da Cidade de Lagos

Escolhemos ficar num alojamento pertinho destas praias, porque queríamos mesmo muito explorar toda a zona em concreto, e ainda assim, sabemos que ficou muito por ver. Fica sempre.

Onde ficámos:

Escolhemos não ficar dentro do centro histórico de Lagos,  este era o nosso primeiro critério. O segundo seria o de ficar numa zona calma, de fácil estacionamento e com acesso quer às praias quer ao centro histórico.

Podíamo-nos deslocar tanto a pé como de carro (cerca de 30min ou talvez mais a andar, caso assim o quiséssemos) (5minutos quer das praias quer do centro).

Quando procurámos alojamentos, reparamos que a maioria das ofertas são apartamentos. Estando nós já a habituados a viajar a baixo custo, achámos que compensou bastante, pois o pequeno-almoço foi sempre tomado “em casa”, só tivemos que ir ao supermercado comprar as coisas, que como sabemos fica sempre mais barato. E alguns jantares optamos também por fazer em “casa”. O que nos pareceu melhor na altura foi o Palm Villa Estudios que também tinha piscina caso quisessemos aproveitar.

A “nossa casa” nos dias em Lagos

O nosso pequeno almoço em “casa” nos dias que estivemos em Lagos

De seguida, falamos em detalhe do que fazer num dos dias no Algarve: visitar a Praia da Dona Ana & Praia do Camilo.

Praia Dona Ana

A primeira praia a visitar foi a Praia Dona Ana. Fomos de carro e em 5minutos estávamos na praia. Como visitamos a zona em Outubro não tivemos problemas em estacionar o carro.

Tivemos sorte que apanhamos alguns dias de bom tempo, mas não o calor suficiente para fazermos uns dias de praia, então optamos por ficar a apreciar a paisagem e tirar umas fotos.

Esta é das praias mais conhecidas (e concorridas da zona), pelo seu extenso areal.

Praia da Dona Ana, vista de cima

Mito ou História

O nome da praia foi dado em homenagem à freira Ana, que vivia no convento das freiras de Lagos. Durante a 1ª Guerra Mundial, os soldados invadiram o convento e assassinaram todas as freiras, à exceção de D.Ana, que tinha acesso a um túnel entre o convento e a praia. D.Ana fugiu pelo túnel e foi a única que sobreviveu (fonte: Wikipédia).

Um dos lados da Praia da Dona Ana, visto de cima

Panorama da Praia da Dona Ana em Lagos

Praia do Camilo

De seguida, decidimos ir passear até à Praia do Camilo. É possível fazer a pé o caminho entre as duas praias, mas como não sabíamos se queríamos regressar à Praia da Dona Ana, decidimos levar o carro. Mais uma vez, foi fácil encontrar estacionamento para o carro.

Quando chegámos, muito mais movimento na zona, e sem duvida que uma das praias mais concorridas da zona.

Chegada à Praia do Camilo

Na Praia do Camilo existe um restaurante com muita pinta, o Camilo Restaurante, onde decidimos beber um café antes de descer e explorar a praia.

O Camilo Restaurante na chegada à Praia do Camilo, bem cá em cima na falésia, onde optámos por tomar um café

De seguida, quando fomos ver a praia, muitos turistas na zona, e um enorme grupo de aulas de pintura (quem viu os meus stories na altura?).

Curiosidade sobre esta praia: é constituída por uma enorme escadaria que conta com 223 degraus! E nós, descemos ou não descemos? Descemos sim! 🙂

E aí vou em lançada nos 223 degraus até à praia!

Chegados lá abaixo, a praia estava cheia! Ao contrario da Praia da Dona Ana, a Praia do Camilo é pequeníssima, e estava cheia de gente. Nem um espacinho havia para estender a toalha. Para além, de que se quiséssemos ir ao café, teríamos que voltar a subir os 223 degraus de volta e voltar a descer. Acho gira a praia para visitar, mas não para “fazer praia”, uma vez que na zona, há praias com areais mais extensos em que não precisamos ficar ao monte.

Pausa para ver a paisagem

De qualquer forma, valeu a pena visitar estas praias. De pequenina costumava passar férias no Algarve, mas não nesta zona, então tinha uma vaga ideia de Lagos nas minhas memórias. Foi giro revisitar os sítios, e claro, poder-vos mostrar por aqui mais um bocadinho do meu Portugal.

Podem também acompanhar-me pelo Instagram e pelo Facebook. Até ja!

 ____________________________________________________________

  • Reserva o teu alojamento no BOOKING
  • Se preferires alugar casa regista-te no AIRBNB
  • Descobre o melhor Seguro de Viagem na IATI Seguros ( e tem 5% de desconto)
  • Poupa dinheiro em viagem e faz já o teu cartão REVOLUT GRÁTIS

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares através dos meus links não terás nenhum custo adicional e ajudas-me a manter este blog ativo 🙂

______________________________________________________________________

GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »