O Templo Tanah Lot em Bali

É certo que este foi o primeiro Templo que visitei em Bali, quando cheguei à Indonésia. Mas até hoje, e já passou algum tempo, não escrevi ainda sobre ele! Depois disso já visitei bastantes outros sítios, e alguns também bonitos, talvez por isso fui deixando esta para segundo plano.

Quando visitei o Templo ia com a expectativa muito elevada, e que acabou por não ser totalmente superada! É uma pena o turismo em Bali ser tão massificado, faz com que alguns sítios mais icónicos percam um pouco da sua magia. Mas ainda assim, VALE A PENA A VISITA e é um sítio bonito!

O Templo Tanah Lot fica um pouco afastado de todas as atracções turísticas, digamos assim, pelo que a sua visita deve ser bem planeada para que não se perca um dia somente para ir lá. Eu como estava na zona de Seminyak por uma semana optei por visitar o Templo a partir daí. Como queria visitar o tempo e depois ir a um restaurante trendy na zona de Canggu decidi ir de de moto-táxi através da app Go Jek (mais barato que um táxi normal), mas fiquei com o problema do regresso, pois serviços de Apps como o Go Jek, o Grab Car e o Uber não são permitidos parar mesmo à porta das atracções (as eternas guerras entre táxis e estas novas Apps de táxis).

Fazendo contas: a ida para o Templo na mota através da app Go Jek custou 33 mil rúpias e a volta em táxi para o restaurante em Canggu custou 120 mil rúpias (depois tive que pagar novamente táxi até Seminyak 100 mil rúpias). Agora vejam o que se gasta.

Se souberem andar de mota é o ideal, precisam é de ter atenção ao trânsito e por vezes à polícia que pode passar algumas multas.

Tanha Lot Temple

Dos mais importantes Templos de Bali e que requer uma visita “obrigatória”. Dizem que ao final do dia é mágico no pôr-do-sol! Mas também acredito que haja uma enchente de turistas. Eu acabei por ir durante o dia, mesmo na “torreira do Sol”.

O Tanah Lot (que significa literalmente Terra no Mar) é um Templo muito pitoresco construído numa rocha e é um local de peregrinação Hindu. É apenas acessível quando a maré está baixa, quando a maré está alta fica completamente submerso pela água e por isso inacessível.

Este Templo é dedicado ao Deus do Mar e talvez seja dos Templos mais famosos (e fotografados) de Bali, para além, de como já disse, dos mais importantes Templos de Bali.

Se a maré estiver baixa, é possível entrar dentro do templo, onde normalmente estão Hindus que nos fazem um ritual onde põem uma flor e uns pedaços de arroz na testa. Aconselho a deixarem um donativo. Contem, também, passar um bom par de horas neste templo.

Na chegada ao Templo existem inúmeros restaurantes e também muitas lojas locais com pouco de tudo!

Dica: antes de visitar o Templo vejam qual o estado da maré, pois o acesso ao Templo pode não estar disponível.

Horário: 7h – 19h

Preço do Bilhete Adulto: 60 mil rúpias (cerca de 3,70€) | Para criança: 30 mil rúpias (cerca de 1,85€)

Bali, a Ilha dos Deuses, embora esteja massificada pelo Turismo não deixa de ter sitios brutais e encantadores. Bali é de uma riqueza cultural imensa que vale a pena visitar uma vez na vida! É facto que há muito que ver, mas não deixem de o fazer.

Se quiserem ver mais da Indonésia, acompanhem o meu instagram.

Boas Viagens 🙂

________________________________________________________________________________

 

________________________________________________________________________________

Gostaste deste Artigo? Guarda-o no Pinterest!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »