8 factos & curiosidades sobre as Ilhas Gili

Decidi escrever este artigo, onde vou partilhar convosco 8 factos e curiosidades sobre as Ilhas Gili, que talvez, muitos de vocês desconheciam.

Vamos a isso?

Foto tirada depois do sismo

8 Factos & Curiosidades sobre as Gilis

1. Não há carros nem motas

Certíssimo! Não há carros, nem motas, nem qualquer veiculo que seja motorizado! Ao menos isso, pelo menos poluição absurda não existe! Nunca eu fui tão saudável, como desde que lá estou!

Então que transportes existem nas Ilhas?

Bicicleta

Bicletas por todo o lado. É a forma melhor e mais fácil de deslocar na Ilha. Uma das minhas actividades preferidas, como já disse aqui e disse aqui também.

Carroças | Localmente conhecidas como “Cidomos”

Os cavalos e as suas carroças são imagem de marca de Gili! Quando se houve sininhos e buzinas, é porque lá vêm eles a todo o vapor! Non Stop estes cavalinhos. Posso-vos dizer, que durante 2 anos, apenas usei uma vez o Cidomo porque estava cheia de malas! Faz-me alguma confusão ver estes cavalos na torreira do sol a andarem para trás e para a frente.

Cidomo em Gili Trawangan

Motas Elétricas

Muitos dos locais têm a sua motazinha eléctrica e é vê-los a ir de um lado para o outro nas suas motas ecológicas!

2. Não há cães na ilha, apenas Gatinhos (e outros animais)

Facto: não há cães. Nem um ! E a única vez que um louco ousou levar um cão para a ilha, foi expulso! (Grande risada ahahah Se é verdade ou não, não sei, mas foi o que me contaram!).

Não arranjei nenhuma explicação lógica, mas o que fui perguntando a vários locais, o que me disseram é que segundo a religião deles, o Profeta gostava muito de gatinhos, e por isso, os Muçulmanos simpatizam muito com os Gatos e gostam da sua companhia. Já dos cães não se pode dizer o mesmo. De qualquer forma, por exemplo, Lombok, também ilha Muçulmana, já é possivel ver imensos cães vadios…

3. Alguns dos Gatos têm a cauda muito curta

Todo o turista que chega à ilha (eu também fui um desses), se interroga o porquê de alguns gatos ter uma cauda muito curta, levando a pensar “que é cortada”. Nop. Não é. Se ouvirem algum dos locais a brincarem que cortam, e outros a brincar que comem, e bla bla, esqueçam. É causado por um problema qualquer genético, que o veterinários da ilha já estão a tratar. Posso-vos dizer que actualmente já existem bem menos Gatinhos com as caudas tão curtas!

Escolhi este ponto, porque é SEMPRE motivo de conversa e de curiosidade para quem chega de novo à ilha!

Não tenho fotos, mas certamente que quem visitar as ilhas, irá reparar!

4. As Gilis são Ilhas Muçulmanas

Quando fui a primeira vez para a Gili Trawangan não fazia a mínima ideia que seria uma ilha Muçulmana, pois está de tal forma ocidentalizada que se não for pela presença das Mesquitas, e das suas rezas 5 vezes ao dia, que se ouvem de um altifalante a alto e bom som nem dava para perceber!

É interessante e intrigante o contraste que existe entre ouvir a reza da Mesquita de um lado e musica dos bares para o outro!

A Gili Trawangan, por exemplo, tem 3 Mesquitas! Impossível não ouvir seja de que lado for.

5. É o Paraíso dos Cogumelos Mágicos

Sabiam? Para um país que tem leis severas para punir crimes de droga, nas Gilis há de tudo, e sobretudo, são conhecidas pelos famosos Cogumelos Mágicos, que são basicamente cogumelos alucinogénicos.

É ver a turistada toda louca em grandes viagens alucinogénicas! Depois do sismo de Agosto, a coisa acalmou um bocadinho.

É preciso ter também em conta que embora os locais vendam estes cogumelos à descarada, quem os consome convém que seja minimamente discreto, pois embora não haja policia residente na ilha, por vezes aparece e não se sabe de onde. Just saying…

É comum ver sinais deste tipo ao longo da Ilha… ou então os locais a “oferecer” cogumelos

6. Não há Policia

Sabem qual foi a única vez que vi a Ilha cheia de policias? Depois do Sismo de Agosto! Nunca a ilha tinha estado tão segura ehehe Não é que fosse um sitio perigoso, porque não é de todo! Mas nunca tinha visto tanto policiamento a tomar conta e a por ordem no paraíso! É por isso que vem a malta toda louca à procura dos Cogumelos.

Na ilha há apenas uma espécie de Seguranças, junto ao Porto dos Barcos, e normalmente é suficiente, pois é uma ilha pacifica.

Esta foto foi tirada poucas semanas depois so sismo. No barco iamos nós, mais dois estrangeiros e o resto policia. Estes iam render outros policias! Se soubessem a ondulação que apanhámos depois desta foto… M e d o !

7. A ilha foi ocupada durante a II Guerra Mundial

Sabiam que este pequeno pedaço de paraíso foi ocupado pelas tropas Japonesas durante a II Guerra Mundial? Pois é, parece que está em local estratégico!

Até um bunker por aqui existe! Se quiserem saber mais, leiam este meu artigo só a falar do tema!

8. Há um Surf Point em Gili Trawangan

Surf nas Gilis? Oiço muito isto.

Pois, também nem eu sei muito bem que ondas eles apanham, mas que existe um Surf Point em Gili Trawangan, existe! E há por lá gente a surfar e a ter aulas de Surf.

Outra coisa que é comum ver, é vê-los surfar noutros pontos da ilha em pranchas de Paddle Board. Muito criativos!

Continuam curiosos? É ir espreitar tudo ao meu Instagram e não perder nada!

_______________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »