10 lugares imperdíveis em Lombok

Lombok , a “ilha irmã” de Bali, a apenas 2h30 de distância em barco rápido. É uma ilha que não faz parte do roteiro da maioria, talvez porque há pouca informação pela internet, ou muitas vezes porque o tempo não estica e os roteiros de visita ficam-se apenas por Bali. Neste artigo vou falar-vos de 10 lugares imperdíveis em Lombok e mostrar-vos porque é que devem adicionar uns dias nesta ilha.

Se procuram um lugar pouco explorado, ainda muito virgem, sem grande movimentação turística na maioria das áreas (concentram-se essencialmente em Senggingi e Kuta), então este é o sitio. Há resorts que brutais, “perdidos” em paisagens espectaculares.

A logística não é a mesma que Bali, não há a mesma oferta de táxis (e os mesmos são mais caros em Lombok), pelo que a solução passa muitas vezes por cruzar a ilha de mota.

Agora vamos ao TOP 10 de Lugares Imperdíveis em Lombok:

#1 Visitar as Cascatas Sendang Gile & Tiu Kelep

Bem junto ao Vulcão Mt Rinjani ficam estas duas cascatas. Para chegar lá, faz-se uma pequena caminhada por entre muito verde e algumas zonas mais complicadas (mas nada de mais), e chega-se a esta beleza natural! É compreensível porque é que estas cascatas fazem parte do meu Top 10 de Lombok, right?

|Ver também: Lombok Waterfalls: as minhas favoritas!

É linda esta Cascata em Lombok: Tiu Kelep Waterfall

#2 Explorar a Praia Cor-de-Rosa | Pink Beach

É verdade, há uma praia cor-de-rosa na zona sudoeste de Lombok. Quando descobri isso não descansei enquanto não fui. O acesso não é fácil e é longe de tudo, mas se houver tempo, compensa. Convém ir fora da época de chuvas para amanhã o mar assim azulinho turquesa bem como a areia cor-de-rosa (com o sol os corais rosa ainda brilham mais).

|Ver também: Lombok: Praia Cor-de-Rosa | Pink Beach

#3 Explorar as Ilhas Gili

As Gilis são pequenas ilhas à volta de Lombok. As mais conhecidas são a Gili Trawangan, Meno e Air, pois também as que estão mais perto de Bali. Mas Lombok tem muitas outras, bem mais bonitas, bem mais virgens e sem o monte de turistas (mas atenção, se forem visitar as outras não pensem que encontram grandes infraestruturas para Ocidentais, isso é quase inexistente na maioria). As minhas favoritas são as da zona Este (em breve escrevo um artigo sobre isso). Mas ainda encontram na Zona Oeste, em Sekotong, também várias Gilis que vale a pena visitar.

|Ver também: Top#5 do que fazer em Gili Trawangan & Guia de Sekotong e as “outras” Gili

Norte de Lombok: Gili Trawangan

Este de Lombok: Gili Kapal

 

#4 Assistir à paisagem imensa da Costa de Senggigi

Perdi a conta de quantas vezes cruzei esta costa e quantas vezes parei para apreciar a paisagem. Mesmo já tendo sido uma vista que vi por várias vezes, sempre que parava não dava para evitar um “wooow”! Tem das paisagens mais bonitas que já vi em viagem.

|Ver também: Lombok: Visitar a Costa de Sengiggi

A minha vista preferida de Sengiggi

#5 Visitar uma Ilha Tradicional: Sade Village

Não é dificil encontrar esta vila quando vamos a caminho de Kuta. A visita não demora e é uma experiência engraçada, pois ainda existem algumas vilas assim com estas tradições. É opcional contratar um guia, mas enriquece a experiência e no fim damos um donativo.

Sade Village em Lombok

#6 Ir à praia de Tanjung Ann e fazer um passeio de barco

Fui duas vezes, e fico espantada como esta praia não tem praticamente ninguém. É certo que os locais pouco ou nada fazem praia, é comum vê-los apenas a vender tudo e mais alguma coisa. No entanto, ninguem fica indiferente à beleza do extenso areal branco e das aguas claras azul turquesa. Da segunda vez que fomos, decidimos dar um pequeno passeio de barco pela zona.

|Ver também: Sul de Lombok: Kuta Mandalika e arredores

#7 Explorar o Sul de Lombok: Kuta

A zona de Kuta Mandalika é das mais turísticas de Lombok. Desde que cheguei à Indonésia que tem evoluído bastante. Para além desta zona da praia ter um passeio todo renovado, estão a construir uma pista de GP, e há muita oferta de restaurantes nas redondezas para todos os gostos e carteiras.

|Ver também: Sul de Lombok: Kuta Mandalika e arredores

#8 Visitar o Centro Islâmico na cidade de Mataram

O Centro Islâmico é a mais importante Mesquita de Lombok (também conhecido como a ilha das mil Mesquitas). Fica mesmo ao lado dos escritórios da Imigração, e numa das vezes, enquanto esperava subimos a um dos minaretes o qual é possivel visitar. As visitas são feitas fora do período das rezas e qualquer pessoa pode subir. O bilhete custa apenas 5 mil rúpias ( 30 cêntimos) e não há distinção entre turistas e locais.

#9 Explorar o Este de Lombok: as Árvores Sambelia

Descobri estas árvores gigantes algures pelo Instagram, e rápidamente se tornaram um item na minha bucketlist. A primeira vez que tentei visitar, íamos a caminho e aconteceu novamente um sismo (estávamos algures entre Agosto e Setembro 2018), e tivemos que voltar para trás, pois era exactamente nesta zona que se encontrava o epicentro… Meses mais tarde (já em Março 2019), voltámos a ir para aquela zona e tudo correu bem. São lindas, mas infelizmente não me parece um sítio muito cuidado pelo governo.

Sambelia Lombok

#10 Fazer trekking no Mt Rinjani e assistir ao nascer-do-sol

Relativamente a este ponto, tenho apenas a vontade de fazer este trekking. Fiquei muito arrependida de nao o ter feito logo quando cheguei à Indonésia. Fui guardando, e entretanto aconteceu o Sismo, que por sua vez em toda esta área, e dos 4 caminhos que faziam parte do trekking 3 ficaram destruídos. Houve derrocada de terras e logo os caminhos foram interrompidos. Actualmente, à data de hoje, não sei se já esta aberto ao publico ou não.

Certamente que é algo que ainda irei fazer numa das próximas idas à Indonésia.

O Vulcão Rinjani visto da zona Este de Lombok

Espero que tenham gostado do meu Top #10 de lugares imperdíveis em Lombok. Possivelmente haverá mais, mas estes foram os meus preferidos ao longo do tempo que fui cruzando esta ilha!

Sigam as minhas aventuras viajeiras pelo Instagram.

_____________________________________________________

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares através dos meus links não terás nenhum custo adicional e ajudas-me a manter este blog ativo 🙂

______________________________________________________

GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!

2 Comments

  1. Ilda Brito Dias
    Junho 18, 2019 / 10:42 am

    Obrigada pela partilha da sua historia que muito aprecio. Parabéns pela coragem de partir sem medo e sem culpas.

    Tudo de bom e continue a dar-nos estas lindas imagens do mundo.

    • Vera Mendes
      Autor
      Junho 18, 2019 / 10:14 am

      Querida Ilda

      Obrigada pelo seu feedback 🙂

      Só custa tomar a decisão, isso é o mais dificil, depois o resto tudo vem eheh

      Beijinho e tudo de bom
      Vera Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Translate »